top of page

O filme paraibano tem uma história que interessa a todos os tipos de público, com uma produção bastante sofisticada para o mundo do cinema nordestino e nos faz pensar no quanto o estado da Paraíba tem atores e produtores talentosos. A história do filme, mesmo sendo baseada em um cordel, ganha singularidade na sua capacidade de localizar uma história tão antiga nos dias atuais e ainda prender aqueles que assistem do começo ao fim, com qualidade e efeitos audiovisuais de excelente qualidade. Essa produção cinematográfica mostra que a Paraíba está pronta para o cinema atual.

 

Gabriel Mendes

Estudante de Comunicação Social UFCG

O Resgate do Pavão Misterioso fez a estreia brilhantemente. É um filme genuinamente Paraibano, de talentosos atores e atrizes. A surpresa da história de um amor e um pavão que dá volta ao mundo; fazendo a gente sair do filme com a felicidade estampada no rosto... Muito bom!! Se fosse critica de cinema diria; que foi o melhor filme de 2014.

 

Deise Allencar 

Produtora Cultural

Rio/João Pessoa

Foi o filme com maior público de todo o Festival ( Aruanda )!!!! Eu sei que tem toda a satisfação por retratar algo muito próximo e de imenso orgulho para nós, mas o elenco, o roteiro e a produção estão de parabéns!!! Um filme realmente muito bom!!!

 

Jeane Constantino

Moradora de Piloezinhos 

Sou de Pilõezinhos, terra do autor do cordel PAVÃO MISTERIOSO e assim como o Alexandre do filme "O Resgate do Pavão Misterioso", saí do meu interior e fui pra uma universidade na cidade grande. Me deparei com muitas diferenças sim, mas também levei com muito orgulho as minhas origens. Diante de tantas coincidências, a qualidade do filme e dos atores só me fez apaixonar ainda mais pela história que cresci ouvindo. Parabenizo minha cidade e parabenizo com grande mérito todos os envolvidos no filme, ficou sensacional.

 

Juliana Monteiro

Moradora de Piloezinhos

Hoje fui ver "O Resgate do Pavão Misterioso" e me surpreendi com o nível da produção e atuação. Cinema baseado em cordel, com direito a sotaque e cultura nordestina autênticos, e até ao encantamento do fantástico através de efeitos especiais. Bacana também a abordagem do politicamente correto evocando os Direitos Humanos e a Justiça!

Digno de platéias!

 

 

Zezé Béchade 

diretora da TV Cidades João Pessoa 

Muito feliz em assistir o longa metragem paraibano: O Resgate do Pavão Misterioso, no Festival Aruanda. Sai muito emocionada em ver uma produção tão linda feita aqui e por amigos!!! Merece voar muito esse Pavão!!

 

Kassandra Brandão

Atriz

Eu, particularmente, gostei muito! Uma narrativa que prende o telespectador do início ao fim, mesmo que longa. Fiquei encantada com o enredo, os atores...e quantas surpresas ao longo do filme das paisagens e lugares da nossa cidade, Campina Grande e arredores. Uma sensação boa de representatividade. Parabéns, Silvio Toledo! e que muita outras boas produções locais sejam realizadas.

 

Silvia T. Silva

Professora Universitária

O interessante do filme é que, além do amor que o cordel retrata, foi incorporado a ele um tipo de vida social encontrado por muitos moradores do sertão paraibano. Ele sem dúvida alguma é um marco da cultura da Paraíba e com toda certeza irá se tornar uma das relíquias do cinema nacional. Enfim, nele se encontra uma espécie de sotaques das regiões, mas ao mesmo tempo traz consigo um enriquecimento muito grande, na estrutura de seu roteiro.

Quem assistiu e quem vai assistir não se arrependeu e tenho certeza que não se arrependerá. Uma estrutura típica dos filmes mais assistidos hoje em dia, mas tem uma diferencia percebível: a naturalidade com que você, telespectador, vai interagir junto com ele, à medida que você começa a vivenciar como já tivesse visto aquilo numa outra vida.

Dessa forma, o filme não tem um perfil definido de público, pelo contrário ele deixa brilhando os olhos das pessoas que se interessem por tal arte, sem distinção de cor, raça, gênero ou idade. Logo, será visto em várias telas por todo o mundo, e então, será entendido o fascínio com tal espetáculo, algo que deve somar na vida daquele que tiver o privilegio de vê.

Quando o tal pavão pousar no cinema da sua cidade, assistindo ao filme, você tirará suas conclusões, percebendo o quanto esse texto é expressivo e que tal mistério – o do resgate – se tornará seu preferido.

 

Camila Cavalcante

Graduanda em Comunicação Social –  UFCG 

Agora sim posso dizer que o filme é uma maravilha, pois tive o privilegio de assisti-lo na mostra Acauã em Aparecida - PB.

 

Diassis Pires

Diretor Paraibano de Curtas

Foi bom ver na tela grande. É importante alguém produzir pensando em interlocução com as pessoas, com o público, a gente comum. Parabéns a todos que se arriscaram nesse novo vôo do pavão.

 

Chico César

Cantor

Tive o privilégio de assistir à pré-estreia de "O Resgate do Pavão Misterioso". Trazido para os dias atuais o enredo conseguiu manter o encanto da obra original. Boas locações, boa fotografia fazem o filme ser recomendado para ver visto por todos

 

 

José Paulo Ribeiro

Pesquisador da Literatura de Cordel

Representatividade, com as expressões das pessoas, os lugares... Mesmo não sendo daqui, me senti em casa! 

 

Gabriela Moraes

Publicitária

A palavra representatividade fala tudo, o filme além de ser encantador, é cheio de mistérios com uma sequência de cenas que nós prende a atenção, divulgando de maneira simples e objetiva nossos lugares e cultura, Parabéns 

 

Jessica Lucy

Publicitária

 

 

Existe romance, drama, humor e aventura dentro da história, que acaba por contar outras histórias. A atuação dos atores faz com que o público interaja com risadas, e até vontade de entrar na tela para interferir na cena. Vai dar trabalho, por exemplo, para que o telespectador tire o retrato de Trajano da cabeça. A imagem do “feitor”, completamente odiado, fica mesmo na memória!

 

Apesar de o enredo não ser totalmente cronológico, o longa utiliza cenas entre cenas que dão suporte ao telespectador. O recurso faz com que quem assiste, assimile a história sem que ela precise ser contada em linha reta - ressaltando a capacidade do telespectador em acompanhar cenas passadas em diferentes tempos. Para cada cena há uma variedade de planos e enquadramentos que fazem com que os olhos do telespectador estejam nos rostos de vários personagens durante um mesmo diálogo - facilita o campo de visão, e é uma maneira de se colocar no lugar do outro, mesmo que subjetivamente.

 

A maior parte das cenas é gravada em Campina Grande, e através de uma fotografia de peso, quem termina de assistir sai com a sensação de que Hollywood é logo ali, pertinho. A cidade parece ainda mais bonita daquelas lentes - não há como não ficar afoito com isso. E dentre os quês do mundo audiovisual, eis uma das surpresas do filme: efeitos especiais ousados e investidos sem medo - coisa para poucos, e que caso desse errado, poderia se transformar em uma cena boba. Mas Campina sai na frente. Qualquer senso comum diria que aquela ave voando foi feita nos “States”. Não há como não dizer que a produção é de lamber os beiços.

 

 Renata Fabrício Silva

Jornalista 

Um passarinho me contou.

Longa baseado em famoso cordel critica o comércio da fé, e aposta na mistura de romance e aventura.

O Resgate do Pavão Misterioso, 2014 Direção: Silvio Toledo 

 

 

 

Alexandre ou “Caubói” (Hugo Lucena) arruma as malas e sai do interior para morar em Campina Grande para estudar Direito. Assim que rompe os horizontes da zona rural para os ares urbanos, Alexandre se depara com a vida como ela é. Na faculdade ele conhece Marta, uma menina que, ao contrário dele, só quer uma noite e nada mais. A diversão não passa da primeira madrugada e Alexandre volta para casa do mesmo jeito que chegou à festa: vazio.

 

Sofia, a menina santa, (Rebecca Menezes) mora com Trajano (Fábio Campos - uma das melhores atuações) um padrasto ranzinza, que a obriga, sob maus tratos e ameaças, a fazer da fé, um negócio lucrativo. Eles fazem apresentações pela cidade, e a cada aparição da menina santa, vendem promessas de cura, emprego ou qualquer outra coisa que o inocente fiel queira ganhar. A história muda quando Alexandre e Sofia se conhecem, e o rapaz decide salvar a menina da ganância e tirania do viúvo de sua falecida mãe.

 

Baseado no cordel de José Camelo de Melo Rezende, Romance do Pavão Misterioso, o “Resgate” de Sílvio Toledo faz uma releitura moderna do folheto escrito nos anos 20 pelo paraibano de Pilõezinhos.

 

 

bottom of page